Pergunte Aqui – Retrofit

O Thiago enviou sua dúvida para o Resfriando:

”Bom dia. Acompanho o canal de vcs e gostaria se vcs puderem de uma ajuda: Caso eu faça um retrofit em um equipamento, e queira saber a capacidade de refrigeração antes e depois na pratica, como eu faço?  Consigo obter essa informação aferindo a vazão de ar antes e depois?”

 

Equipe Resfriando responde:

 

Thiago, boa tarde

Um estudo com as vazões de ar não servirá como comparativo, já que você pode ter duas condições completamente diferentes com uma mesma vazão.

No caso de um retrofit, é importante garantir que a capacidade térmica do equipamento novo será semelhante à capacidade do antigo.

A vazão também é importante, mas só será utilizada para verificar o número de trocas de ar dentro da câmara.

Por exemplo, se você substitui o evaporador por outro com mesma vazão, mas com metade da capacidade, a câmara nunca atingirá a temperatura adequada.

O ideal seria comparar os dados de catálogo do equipamento antigo e do novo para ver se são compatíveis para um retrofit.

Se o equipamento for muito antigo e você não conseguir encontrar suas informações técnicas, então recomendo tratar a câmara como uma instalação nova, ou seja, realizar um novo cálculo de carga térmica para depois selecionar os equipamentos (evaporador, unidade condensadora e válvula de expansão).

 

Para entender um pouco mais sobre Trocas de Ar, temos uma vídeo aula sobre seleção de evaporadores:

 

 

E também um artigo sobre o mesmo tema (clique abaixo):

 

Seleção de Evaporadores

 

Você tem alguma dúvida sobre Refrigeração? Mande seu nome, cidade e dúvida para o nosso email e responderemos: resfriando@resfriando.com.br